Bombeiros de Barcelinhos vão ter nova equipa de intervenção financiada pelo Governo

No âmbito das comemorações dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, o Ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita anunciou a criação da segunda equipa de intervenção para os Bombeiros de Barcelinhos.

A informação foi avançada na sessão solene comemorativa dos 100 anos da Associação que decorreu esta manhã, em Barcelinhos, no novo quartel.

Um pouco antes foi inaugurado o Centro de Preparação Física e Mental, destinado aos Bombeiros, com o objetivo de os preparar ao mais alto nível para enfrentar os desafios da profissão.

Apesar do pedido de um veículo urbano de combate a incêndios, feito ao Ministro, por José Arlindo Costa, Presidente da Instituição, justificado pela necessidade que a corporação tem perante os desafios que os operacionais enfrentam, não foi feita qualquer confirmação.

José Arlindo Costa agradeceu o empenhamento dos operacionais e recordou todos os que ao longo da história participaram na vida dos bombeiros de Barcelinhos.

Já o comandante da Corporação, José Beleza enalteceu a riqueza humana e operacional dos profissionais que coordena, ao mesmo tempo que recordou a importância dos que estiveram na fundação desta corporação.

O Presidente de Camara Miguel Costa Gomes aproveitou o momento para reforçar o apoio igualitário às corporações do concelho e elogiar o trabalho que os Bombeiros de Barcelinhos tem feito.

O General José Duarte Costa, da ANEPC deixou rasgados elogios ao trabalho dos Bombeiros de Barcelinhos, à sua organização, à qualidade das instalações resultado da capacidade e empenhamento do Presidente e Comandante.

A Cerimónia contou ainda com o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Jaime Marta Soares que presenteou a Instituição com a Fénix, uma medalha comemorativa. Marta Soares aproveitou a cerimónia para recordar a necessidade de apoiar os Bombeiros e dos problemas que podem advir da criação das Nuts III.

Foi ainda imposto ao estandarte de condecoração da medalha de proteção e socorro pelo Ministro da Administração Interna.

As comemorações do Centenário dos Bombeiros de Barcelinhos começaram a 24 de junho, data da sua fundação e prolongam-se até ao próximo ano com atividades que pretendem envolver a comunidade, espetáculos, ações de formação, atividades com escolas e a edição de um livro dos 100 anos da Instituição.

 

 

Veja Também

Participação de Falecimento

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos vem manifestar o mais profundo pesar pela …