Bombeiros Voluntários de Barcelinhos
97 anos de história... rumo ao centenário!
Home / Associação Humanitária / Bombeiros de Barcelinhos comemoram 98 anos de vida

Bombeiros de Barcelinhos comemoram 98 anos de vida

Os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos comemoraram no dia passado dia 29 de Junho o 98º aniversário.

As comemorações ficaram marcadas pela bênção de 6 novas viaturas para a corporação  e pela  homenagem a Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, João Almeida, ex-secretário de Estado da Administração Interna, Jaime Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e a Pedro Lopes, da Autoridade Nacional  de Emergência e Proteção Civil.

O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, começou por lembrar que “Se hoje temos este quartel de excelência, foi fruto de muito esforço de todos os envolvidos que esqueceram a sua cor politica  e deram as mãos em torno do projeto dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Para todos o nosso muito obrigado” acrescentando que “há pessoas e entidades que estiveram connosco em momentos decisivos para o cumprimento dos nossos objetivos e por este momento entendeu esta direção homenageá-los hoje, por esta postura reta e firme que se tornou fundamental”.

Outro dos anúncios feito foi a construção de um heliporto e o arranque da construção do centro de preparação física da instituição.

José Arlindo Costa, reforçou isso mesmo, as obras em curso para terminar o novo quartel:

“Não só o centro de atividade física, mas o resto da edificação da 3ª fase. O novo hanger  e o heliporto. Estamos a falar de um investimento estimado, superior a 800 mil euros. Sem esquecer que o custo atual deste quartel, no valor de 2 milhões de euros. Sendo que o projeto final tem um investimento global que vai rondar os 3 milhões de euros”.

Já o Comandante dos Bombeiros de Barcelinhos, José Beleza, elogiou “o trabalho e a união dos Bombeiros em torno da missão da Associação e agradeceu por tudo o que tem feito ao serviço das populações”.

Pedro Lopes da Autoridade Nacional  de Emergência e Proteção Civil, também ele homenageado, deixou largos elogios à corporação e seus dirigentes pela “luta que tem travado  na construção do quartel e noutras áreas de actuação, que se refletiu em várias homenagens nos últimos anos, dos mais altos patamares de condecorações”.

O Comandante Jaime Marta Soares, um dos homenageados e sempre presente junto dos problemas desta corporação, também se juntou em dia de festa agradecendo o convite efetuado.  Marta Soares elogiou o trabalho desenvolvido pelos bombeiros de Barcelinhos e aproveitou a presença da Autoridade de Proteção Civil para deixar alguns pedidos.  Num discurso sempre emotivo deixou 3 Crachás de Ouro da Liga ao Chefe  Joaquim Figueiredo, ao bombeiro Joaquim Ferreira Silva e ao Diretor José Manuel Pombal.

Na sua intervenção, a Presidente da Câmara em exercício, Armandina Saleiro, felicitou a Associação pelos 98 anos de vida e realçou a importância dos Bombeiros de Barcelinhos para o concelho tendo em conta a extensão do território.

Em dia de aniversário, a corporação recebeu de presente dois veículos de combate a incêndios florestais, uma ambulância de pré-socorro, uma viatura de transporte de doentes não urgentes, uma embarcação semirrígida e uma mota de água, que são de extrema importância para o desenvolvimento da causa que defende, oferecidas por empresas e beneméritos.

Frederico André Graça Rodrigues, foi o padrinho da nova mota de água.
A Associação  Amigos da Montanha, apadrinharam o barco, representados por Américo Alves e José Santos.
Da Caverma Têxtil veio a oferta de uma ambulância de transporte de doentes, apadrinhada por António Carvalho e António Madeira,
A Fervi Malhas ofereceu uma ambulância de pré-socorro, na pessoa de Coreolano Vieira e Maria da Conceição Enes Ferreira Vieira.

Quanto aos veículos de combate a incêndios, esses foram oferecidos pela  Comendadora Conceição Dias, da Sonix, que apadrinhou um carro de combate a incêndios florestais.
As empresas têxteis Pedrosa e Rodrigues, Garments Experts, Irmãos Rodrigues e Barata e Garcia, nas pessoas de António Rodrigues, Casimiro Rodrigues e João Garcia por apadrinharam mais um carro de combate a incêndios.
As comemorações arrancaram no dia 24 de Junho, com uma eucaristia de celebração de aniversário e em memória dos bombeiros, sócios e beneméritos já falecidos.

No dia das comemorações do aniversário cumpre-se um ritual bem cedo pela manhã: a visita aos cemitérios onde se encontram depositados os bombeiros, sócios e beneméritos já falecidos. Seguiu-se na manhã de sábado a romagem ao monumento ao Bombeiro, localizado no centro da cidade de Barcelos onde foi depositada uma coroa de flores.

À tarde as comemorações centraram-se no quartel, com o passeio das crianças nos carros dos bombeiros, que fez a delícia de muitas crianças que tem oportunidade de andar num carro de bombeiros.

Seguiu-se a sessão solene onde decorreram as homenagens e um jantar comemorativo que juntou mais de 4 centenas de convidados.

Os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos estão a 2 anos de celebrar 100 anos, pelo que já está em marcha um plano de comemorações para tão importante efeméride.

Veja Também

A Terra Treme

A 15 de Novembro, às 11h15m, a Terra Treme. A Autoridade Nacional de Emergência e …