Bombeiros Voluntários de Barcelinhos
97 anos de história... rumo ao centenário!
Home / Associação Humanitária / Corporação de bombeiros com mais associados do país tem novo quartel

Corporação de bombeiros com mais associados do país tem novo quartel

“Foi inaugurado, esta tarde de domingo, o novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, em Barcelos.

A obra, orçada em cerca de dois milhões de euros, correspondia a uma ambição antiga de quase duas décadas.

Na cerimónia, onde se assinalaram também os 95 anos da corporação, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, falou de um “magnífico quartel” que representa uma “dinâmica que nos deve orgulhar” e que simboliza uma “robusta capacidade de intervenção”, referindo-se à forma como a comunidade se dedicou e apoiou a obra.

Com um orçamento inicial de cerca de 1.3 milhões de euros, a infraestrutura teve um apoio de um milhão de euros de Fundos Comunitários, mas o novo quartel não se ficou pelo projeto iniciar e cresceu mais do que o previsto, chegando ao valor final de quase dois milhões de euros. “A corporação tem quase um milhão para pagar, mas é aqui que entra a vontade da sociedade civil, que participou, e acredito, continuará a participar, em várias atividades de angariação de fundos”, destacou o presidente da direção, José Costa. Entre as dezenas de ações levadas a cabo nos últimos anos está a mega campanha de sócios que faz da corporação de Barcelinhos aquela que hoje tem o maior número de associados do país. São já mais de 28 mil sócios.

Pela forte adesão de particulares e empresas (que dão o nome a alguns dos espaços do novo quartel), foram distinguidos 44 beneméritos, entre eles a apresentadora Sónia Araújo, e 17 sócios beneméritos. A propósito, foi inaugurada, na presença de várias dezenas de pessoas, uma nova ambulância, oferecida na íntegra por um associado.

Durante a cerimónia, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, referiu que o novo quartel “é de todos os voluntários” e que a concretização da obra se deve “à perseverança e competência” do presidente da direção e do comandante da corporação, José Beleza.

Jaime Marta Soares aproveitou a presença da ministra da Administração Interna para pedir mais apoios. “O Orçamento do Estado (OE) está aí à porta e faça o favor de aumentar os apoios aos bombeiros”, salientou o responsável. Em resposta, Constança Urbano de Sousa destacou os dois concursos abertos para, nomeadamente, a aquisição de diversos equipamentos para os operacionais dos bombeiros, e recordou o reforço de dois milhões de euros do OE para as corporações. “Sabemos que há muito ainda a fazer, mas não é uma questão de querer, mas de poder”, afirmou a ministra.

Por fim, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, afirmou que o novo quartel “não é uma obra dos bombeiros de Barcelinhos, mas é uma obra de Município de Barcelos, pelo esforço enorme de muitos barcelenses”.

A direção da corporação não dá as obras por terminadas e pretende, futuramente, construir um heliporto e mais um hangar para ambulância.”

 

Fonte: Jornal de Notícias

Veja Também

A Terra Treme

A 15 de Novembro, às 11h15m, a Terra Treme. A Autoridade Nacional de Emergência e …